Escambo como moeda de troca - Moeda comercial

Do Escambo a Moeda Comercial Como Moeda de Troca

O escambo como moeda de troca acontecia naturalmente em diversas partes do mundo, a moeda comercial da época. Embora, aconteça atualmente, mas de uma forma não tão comercial como o era antigamente.

Antigamente, a #moedadetroca era encarada de forma diferente. As transações comerciais aconteciam por meio da troca de mercadorias — ou o famoso escambo.

Isso, há milhares de anos atrás, antes da existência do “dinheiro”, seja em forma de moedas, notas ou documentos que determinassem um crédito.

Desse modo, o método de troca, ou escambo era mais do que suficiente para as culturas da época.

No entanto, a necessidade de desenvolver um sistema mais eficiente e estável para as negociações surgiu. Do escambo como moeda á uma moeda comercial de mais representatividade.

Isso por que, conforme as sociedades evoluíram e ficaram mais complexas, era preciso encontrar novas soluções de moedas de troca. Uma moeda comercial que fosse mais confiável.

 primeira moeda comercial - shekel

A primeira moeda comercial

A primeira variedade de moeda comercial surgiu na Mesopotâmia por volta do ano 3 mil a.C. E era Chamada Shekel.

Era uma unidade monetária que também servia como unidade de medida. De fato, ela era usada tanto para determinar o peso da cevada, como o equivalente em peso de determinados metais.

Exemplo: o cobre e o bronze.

A saber, cada shekel correspondia a pouco mais de 11 gramas (aproximadamente 180 grãos do cereal).

Foi nesse sistema que os mesopotâmios se apoiaram para desenvolver sua economia. Os babilônios, assim como outras cidades-estados da época, fizeram o mesmo.

Os mesopotâmios, aliás, mantinham tudo sob controle por meio de recibos e documentos que serviam de registro para as transações. Talvez por isso, tenha nascido o conceito de banco já naquela época.

A versatilidade do Shekel

O Shekel era muito útil para elaborar uma porção de conceitos, tais como; de empréstimo, dívida, de contrato legal, práticas comerciais e de propriedade privada.

Depois disso, surgiram as primeiras moedas de prata, por volta do ano de 700 a.C., na Grécia. Bem como também, as moedas de ouro cunhadas com figuras em uma de suas faces, perto de 390 a.C., na Macedônia

As primeiras cédulas de papel, entretanto, começaram a ser usadas na China, no começo do século 7 durante a Dinastia Song.

A partir de então, o escambo como método de troca não seria tão interessante comercialmente. A moeda real de pagamento, aquela que conferia o verdadeiro poder de troca eficiente, teria que ser mais abrangente.

A moeda de troca na forma de dinheiro tinha mais poder de barganha e foi adotada com mais segurança como a moeda comercial da época.

A título de curiosidade

Uma moeda rara e antiga de Shekel datade de 66 DC foi leiloada e vendida por U$ 1.105.375.

A proeza foi num leilão em Nova York, realizado pela Heritage Auctions, em Nova York em 08/03/2012.

A saber, um protótipo de moeda feito de prata.

Você tem alguma história ou curiosidade sobre moeda comercial que gostaria de ver aqui no Moeda de Troca?

Você pode, se quiser, colaborar e nos enviar o seu texto. Ou, pode simplesmente comentar abaixo. Queremos muito saber.

Moeda de Troca | A moeda real do negócio

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Receba no seu e-mail as novidades desse site

Não se preocupe, seu e-mail estará seguro conosco
Somos contra o SPAM
Além disso, você poderá sair de nossa lista quando quiser.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: